Vamos economizar energia elétrica?

Vamos economizar energia elétrica?

Economia e sustentabilidade caminham juntas quando falamos em energia elétrica. No Brasil, segundo dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), mais de 65% da energia produzida em 2016 foi proveniente de usinas hidrelétricas, que apesar de possuírem uma fonte renovável e dispensarem o uso de combustíveis, podem causar sérios impactos ambientais, como alagamento de áreas de várzea. Quando isso acontece, a vegetação é submersa, morre e posteriormente é decomposta, emitindo os gases responsáveis pelo efeito estufa.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de pequenas atitudes que podem amenizar o desperdício no dia a dia. Elas farão bem tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente.

A economia começa na escolha dos aparelhos: Prefira os que possuem o selo Procel de Eficiência Energética, preferencialmente com a indicação “A”, que sinaliza menor gasto de energia. Utilizar sempre que possível a iluminação natural em ambientes internos é outro bom hábito, que pode ser intensificado quando as paredes do local são claras, pois elas refletirão melhor a luz que vem de fora. Quando precisar de iluminação artificial, prefira as lâmpadas fluorescentes ou leds; e não se esqueça: o último a sair deve apagá-las.

 

Geladeira

Além de fazer limpeza e degelo periodicamente, é importante verificar se as borrachas de vedação da porta estão em boas condições. Forrar as prateleiras e utilizar a parte traseira para secar panos e roupas também é um hábito a ser evitado, pois exigem muito mais esforço do eletrodoméstico.

Chuveiro elétrico

Evite banhos muito longos e, sempre que possível, deixe a chave na posição “verão” para economizar energia. Limpe periodicamente os furos por onde a água sai para aumentar a vazão e nunca reutilize uma resistência queimada. Fazer remendos é perigoso, além de causar desperdício.

Lavadora e ferro de passar roupas

Procure sempre lavar o máximo de roupas de uma só vez, mas respeitando o limite indicado pelo fabricante. O raciocínio também serve para a hora de passar: acumule as peças e depois faça o serviço. As roupas leves, como lingeries, podem ser passadas já com o ferro desligado, pois precisam de menos calor.

Televisão e recarregáveis

Não deixe sua TV ligada sem necessidade e evite também o stand-by. Nesse caso, vale desligá-la ou até tirá-la da tomada. Para celulares e notebooks, o importante é que eles não fiquem carregando enquanto você dorme. Se utiliza computadores do tipo desktop, é essencial saber que o monitor é o principal responsável pelo gasto de energia. Portanto, lembre-se de desligá-lo quando fizer uma pausa no trabalho. O mesmo vale para impressoras, caixas de som e outros periféricos que devem permanecer desligados quando não estão sendo usados.

Comentários