Cuidados com a casa em períodos chuvosos

Cuidados com a casa em períodos chuvosos

Em períodos de muita chuva, como o que estamos vivendo, é essencial nos atentarmos para alguns cuidados especiais com o seu lar no dia a dia. Pensando nisso, fizemos uma pequena lista para te ajudar. Veja:

Em casa

É importante, pelo menos uma vez ao ano, realizar uma manutenção preventiva, verificando as condições do telhado e também as vedações da calha. Não se esqueça de checar a integridade do material utilizado para a vedação entre as janelas e paredes de fachada. Estas medidas evitarão infiltrações tanto no sistema elétrico quanto na estrutura da casa.

Vale também uma atenção especial com equipamentos eletrônicos: retire-os da tomada em caso de tempestade com raios e desligue os disjuntores se for viajar ou passar muito tempo longe de casa.

Saúde

Manter os ambientes internos arejados é fundamental em períodos chuvosos, quando ocorre o aumento da umidade do ar, para evitar a formação de mofo. Suas partículas podem causar alergias, problemas respiratórios, dores de cabeça e até doenças mais graves, como a pneumonia.

Jardinagem

A adubação se torna ainda mais importante nestes períodos, pois o excesso de água leva consigo boa parte dos nutrientes do solo. A drenagem do terreno também ajuda no processo de escoamento correto da água e pode ser feito com tubos de PVC próprios para esta função.

Como algumas pragas se proliferam com mais facilidade em dias de chuva e podem danificar as suas plantas, é importante que o jardim esteja bem ventilado e que receba luz do sol. Se notar alguma alteração de cor ou textura dos vegetais, procure um profissional.

Por fim, fique sempre atento à intensidade das chuvas e concilie a regagem à irrigação natural das chuvas.

Comentários