Vamos organizar a cozinha?

Vamos organizar a cozinha?

Dentro de casa, a decoração e organização dos ambientes é fundamental para trazer conforto e praticidade. A cozinha, neste cenário, merece um carinho especial: é um cômodo por onde todos transitam, que abriga muitos eletrodomésticos e utensílios e que por isso pede funcionalidade. Hoje separamos algumas sugestões para você trabalhar no arranjo de todos esses elementos e tornar o seu dia a dia mais fácil quando for cozinhar.

Para começar a reorganizar os elementos, separe as peças de uso diário daquelas que entram em cena apenas em ocasiões especiais, listando todos os objetos que você tem na cozinha. Não tenha receio em desapegar; retire tudo dos armários e mantenha só com o que for realmente útil. Depois disso, faça uma boa limpeza nas áreas internas dos móveis e, se possível, forre com um tecido emborrachado. Isso evitará riscos nos armários e também em seus utensílios.

Se não houver muito espaço nos móveis, considere a instalação de prateleiras e nichos, que trarão um ar moderno à sua cozinha. As panelas também merecem um cuidado especial e podem ser guardadas todas juntas, separadas por tamanho e utilidade. Geralmente, todas elas cabem no armário que fica embaixo da pia. Se elas forem de teflon e for necessário empilhar, considere colocar um pano entre elas para evitar arranhões. As facas também necessitam de um cuidado especial, pois tendem a perder o corte mais rapidamente se armazenadas soltas dentro de gavetas. Por isso, vale o investimento em uma barra magnética para deixar sempre à mão as que você mais usa e ainda tornar o ambiente mais seguro, dificultando que crianças pequenas tenham acesso às lâminas afiadas. O acessório ainda traz um charme especial ao ambiente.

Copos, taças, xícaras e canecas também podem ser categorizados para facilitar o acesso àqueles que são mais utilizados diariamente. Uma boa dica é guardá-los enfileirados em vez de empilhados para reduzir as chances de que eles se quebrem.

Já organizou os utensílios? Aproveite e faça o mesmo com os alimentos. Cheque o que já está vencido e, antes de ir às compras, verifique o que está em falta e faça uma lista. Na despensa, vale separar os doces dos salgados e posicionar as embalagens com os prazos de validade virados para frente. Se possível, invista em recipientes de vidro para temperos e mantimentos, que conservam melhor os alimentos e são mais fáceis de limpar. Por fim, tente manter todos os eletrodomésticos juntos no mesmo espaço, com os acessórios por perto, dentro de uma cesta.

Você verá que sua próxima ida à cozinha será muito mais prática e agradável

Comentários