Quer entrar em forma sem sair do condomínio?

Quer entrar em forma sem sair do condomínio?

A instalação de espaços fitness em condomínios é cada vez mais comum nos dias de hoje e, além de valorizar o imóvel, pode estimular os moradores a se exercitarem com mais regularidade. O que não deve ser esquecido é que tão importante quanto adquirir hábitos mais saudáveis são os cuidados que se deve ter ao praticar atividades físicas. Por isso, separamos algumas dicas para utilizar esses espaços de forma responsável.

Antes de mais nada, agende uma consulta com o seu médico para que ele te libere para a prática destas atividades, principalmente se houver fatores de risco como hipertensão ou doenças cardiovasculares. O ideal é ter também o acompanhamento de um profissional de educação física, que pode ser contratado por um grupo dentro do condomínio ou de forma independente. Ele auxiliará em questões relacionadas à intensidade, duração e tipos de exercícios para que tudo seja feito de forma segura.

Não comece nenhuma atividade sem antes se aquecer! Isso ajudará o seu corpo a entrar no ritmo necessário e a flexibilizar ligamentos e tendões, evitando o risco de lesões. Outra dica muito importante para evitar que você se machuque é não se arriscar em aparelhos que possuem cargas se não tiver o acompanhamento de um profissional. Uma alimentação balanceada também é fundamental para potencializar os resultados das atividades físicas.  Portanto, se possível, consulte antes um nutricionista.

Por fim, o que talvez seja o ponto mais difícil: tenha disciplina! Todos nós temos aquele dia em que chegamos em casa e não queremos fazer nada além de tomar um banho, jantar e ir direto para o sofá. É nessa hora que a força de vontade tem que falar mais alto: coma alguma coisa leve, troque de roupa, coloque seus fones de ouvido e bom exercício!

Comentários