434 anos de Ipiranga

Ipiranga aniversário

434 anos de Ipiranga

O Riacho do Ipiranga, local onde foi proclamada a Independência do Brasil no ano de 1822, deu nome ao bairro que hoje é considerado um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo, completando 434 anos neste 27 de setembro.

Sua localização, em ponto estratégico da cidade, no caminho do mar, fez com que a região fosse uma espécie de cartão de visitas da capital para os estrangeiros que entravam no Brasil pela cidade de Santos, o que favoreceu a instalação do comércio e posteriormente da indústria, colaborando significativamente para o para o rápido desenvolvimento do bairro.

O bairro carrega fragmentos importantes da história do Brasil, como o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, mas o processo de modernização é constante e inevitável, o que valoriza cada vez mais a região, predominantemente residencial, mas também contemplada por inúmeras opções de comércio, lazer e serviços: aqui você encontrará hospitais, escolas, universidades, o Parque da Independência, museus, o Aquário de São Paulo, além de ótimos bares e restaurantes e 3 estações da linha verde do Metrô (Sacomã, Alto do Ipiranga e Santos-Imigrantes). A ótima localização, inclusive, permite fácil acesso a áreas importantes da cidade, como a região central e a Av. Paulista, além do litoral do Estado.

Para comemorar mais um ano de existência, diversos evento ocorreram durante o mês de setembro e mais dois estão programados para este sábado, dia 29. Uma ótima oportunidade para conhecer melhor o Ipiranga. Veja:

– Vila Monumento em ação
Ações de zeladoria, “cãominhada”, apresentações artísticas e aula aberta de zumba
Local: R. Frederico Von Martius x R. Ouvidor Portugal
Horário: 8h às 14h

– Festa do jubileu de Ouro da Escola de Samba Imperador do Ipiranga
Local: Av. Carioca, 99
Horário: 22h

Comentários