Como proteger seu animal durante a queima de fogos do Réveillon?

Como proteger seu animal durante a queima de fogos do Réveillon?

O ponto alto da festa de Réveillon é a queima de fogos, marcando um novo ano que se inicia. Porém, para os pets este é um momento de muito stress. Neste ano, diversas prefeituras do Brasil editaram leis que proíbem fogos de artifício com barulho, mas as medidas foram anuladas (ao menos temporariamente) por meio de liminar do Tribunal de Justiça em junho deste ano. Embora os festejos oficiais de São Paulo, como a queima de fogos da Avenida Paulista, tenham informado que seguirão a legislação e farão uma festa silenciosa, ainda deve-se esperar muito barulho, pois a venda deste tipo de fogos está liberada. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar ao máximo o pavor que seu cão ou gato pode sentir durante este momento. Confira algumas dicas:

– Procure um cômodo da casa onde ele possa se refugiar e deixe ali a cama e tigelas de comida e água para que ele se sinta mais seguro.

– Feche bem as portas e janelas do local, pois quando assustados eles tendem a correr em desespero e podem se machucar.

– Ligar a TV em um volume mais alto pode ajudar a abafar o som.

– Durante a queima de fogos, não tente pegar o animal no colo ou fazer carinhos. No momento de stress ele pode morder ou arranhar;

– Se tiver mais de um pet, deixe-os separados. O desespero do momento pode fazê-los brigar;

– Não deixe-o preso na coleira. Ao tentar correr do barulho ele pode se enforcar.

Comentários