Vamos colocar ordem na casa?

ordem na casa, netflix, método KonMari, organização

Vamos colocar ordem na casa?

Marie Kondo nasceu em Tóquio, no Japão, e é uma especialista em organização, autora dos livros “A mágica da arrumação” e “Isso me traz alegria”. Seu mais novo projeto é a série “Ordem na casa”, disponível na Netflix, em que ela visita famílias nos Estados Unidos e coloca em prática o KonMari, método de organização criado por ela.

No primeiro episódio da série, Marie foi conhecer a família Friend, na cidade de Lakewood, na Califórnia. Formada pelo casal Rachel e Kevin e dois filhos, Jaxon e Ryan, de 4 e 2 anos, eles afirmam que têm muita dificuldade em manter a casa organizada e que a situação parece, inclusive, afetar o relacionamento deles. Marie, contudo, chega à casa otimista: “estou animada, porque adoro bagunça”.

O método KonMari

Depois de visitar todas as dependências da casa e ter uma ideia do tamanho do problema, Marie introduz o casal ao seu método de organização, que consiste em começar a arrumação não por cômodos, mas por categorias de objetos: roupas, livros, papéis, Komono (tudo o que não é roupa, papel ou objetos com valor sentimental) e, por fim, os objetos que possuem valor sentimental. Para cada grupo de objetos, a mesma ordem é dada, a de juntar tudo, sentir um a um e ficar só com aqueles que te trarão alegria – segundo a autora, “é como quando você segura um cachorrinho ou veste sua roupa predileta. Esta sensação positiva e de aconchego. Isso é trazer alegria”.

As visitas à família Friend duraram cerca de um mês e o resultado final foi impressionte e inspirador para todos na casa. Vale muito a pena assistir e colocar as dicas de Marie em prática. Se você não for assinante do serviço, a Netflix oferece um mês gratuito!

Aproveite e inspire-se, também: https://bit.ly/2CkeUdO

Foto: Reprodução Netflix

Comentários