Como aumentar a produtividade no trabalho?

produtividade, foco, trabalho

Como aumentar a produtividade no trabalho?

O mundo de hoje pede agilidade, mas, muitas vezes, ferramentas que poderiam nos auxiliar acabam atrapalhando o foco e o rendimento no trabalho e nos estudos. As redes sociais nos distraem, aplicativos de mensagens nos aproximam de grupos de amigos e as notificações não param de chegar o dia inteiro.

Se identificou? Então confira algumas dicas que separamos para que você aumente a sua produtividade e finalize suas tarefas diárias com mais efetividade. Colocando em prática, perceberá, inclusive, que sobrará mais tempo para as suas atividades pessoais!

– Planejamento: cada tarefa tem uma estimativa de tempo em que pode ser concluída. Com isso em mente, ficará mais fácil para você fazer uma programação do seu dia, sempre estabelecendo prioridades. Cheque os seus prazos de entrega e lembre-se, sempre: faça uma coisa de cada vez!

– Distrações: você consegue ter uma ideia de quanto tempo passa com o celular em mãos navegando entre Facebook, WhatsApp e Instagram? Esse hábito inevitavelmente vai atrapalhar o seu foco nas atividades do trabalho. Ainda que as notificações que chegam implorem por atenção, concentre-se e siga o planejamento que foi feito anteriormente.

– Pausas: tão importante quanto a produtividade é ter um tempo para si mesmo. Insira intervalos entre as atividades, levante e caminhe um pouco, tome uma água ou um café, faça alguma atividade pessoal. Ainda que curtos, esses períodos darão um descanso ao seu cérebro e farão com que você volte ao trabalho com mais energia.

– Tarefas complicadas: precisa de concentração total em algo que exigirá demais de você? Considere fazer esta atividade sozinho em uma sala e avise os outros membros de sua equipe que durante este período você não poderá ser interrompido. Se não for possível, experimente ouvir uma música tranquila com fones de ouvido e mantenha o foco. Nestes momentos é essencial desligar-se de qualquer distração externa!

Gostou das dicas? Então tente colocar em prática. Se você entender este processo como um ciclo diário, ficará cada vez mais fácil fazer as readequações necessárias na sua agenda, respeitar prazos e, no fim, você vai ver que sobrará mais tempo para as suas atividades pessoais!

Comentários